MÉDICO

LESÕES TIPO SLAP

De difícil diagnóstico, as lesões do lábio superior – Superior Labrum extending from Anterior to Posterior (SLAP) – acometem, principalmente, os esportistas que fazem uso prolongado da rotação dos ombros.

A rotação externa do braço movimenta o tendão de cabeça longa do bíceps junto com as articulações. Mas, nos pacientes acometidos pela patologia, os lábios entram em processo de desgaste causando dor e sofrimento.

No primeira fase da doença a dor é pontual e acontece durante o movimento de lançamento, porém, com o passar do tempo, ocorre uma piora gradual que atinge outras áreas do ombro, como, por exemplo, os tendões. Ao chegar nesse estágio, é comum que os enfermos sintam dores constantes, inclusive nos momentos de repouso.

Os exames físicos e o uso do raio X são apenas sugestivos e apontam a possibilidade da doença. Portanto, muitas vezes é necessário realizar ressonância magnética simples ou com contraste intra-articular.

As pessoas mais atingidas pela afecção são os indivíduos acima dos cinquenta anos e esportistas que fazem uso do ombro, como no caso dos lançadores. No segundo grupo, inclusive, a doença pode causar a diminuição do desempenho, ou a incapacidade do cidadão realizar a atividade.

Como profissionais da saúde e com o envelhecimento da população brasileira, é importante o encaminhamento de pacientes durante os primeiros sintomas. Isso porque as chances de sucesso dos tratamentos clássicos, como medicação e terapia, são maiores. Na minoria dos casos, a correção pela cirurgia se faz necessária, principalmente para os enfermos que não respondem à metodologia tradicional.