PACIENTE

ARTROSCOPIA (GERAL)

Artroscopia (Geral)

A artroscopia é uma forma de acesso cirúrgico. É reconhecida como pouco invasiva, já que são feitas pequenas incisões de pele para sua realização. Muito utilizada há alguns anos para avaliar, diagnosticar e, reparar problemas dentro e fora de articulações. É necessário que seja realizada por ortopedistas treinados especificamente nessa técnica.

A palavra artroscopia tem origem nas palavras arthro (articulação) e skopein (olhar) da língua grega.

Durante o procedimento o cirurgião insere uma câmera (artroscópio) dentro da articulação e usa tais imagens para guiar instrumentos cirúrgicos específicos dentro da articulação para realizar as ações necessárias da cirurgia ou exame.

Para cada articulação e para cada finalidade existem detalhes técnicos a serem seguidos.

As articulações historicamente mais frequentemente submetidas a essa forma de cirurgia são o joelho e o ombro. Mais recentemente, articulações como tornozelo, cotovelo, quadril e punho vem sendo mais submetidas a artroscopia, de acordo com a evolução de técnicas e instrumentais.

Pela pequena espessura dos instrumentos, a possibilidade de realização de pequenas incisões para sua introdução possibilita um procedimento com menos agressão às partes moles em torno da articulação. Também permite, consequentemente, menor perda de sangue. Essas características, geralmente, levam a diminuição do tempo para recuperação e retorno às atividades habituais em comparação com muitas técnicas cirúrgicas realizadas de modo convencional (abertas).

Para muitas doenças dentro da articulação e mesmo fora dela, a avaliação por artroscopia permite maior acurácia na análise, até mesmo se comparada com ressonância magnética.

Complicações descritas são pouco frequentes e, na maioria das vezes, reversíveis, como a trombose venosa não complicada e o inchaço de subcutâneo pelo soro.

Além de inspeção articular para auxiliar no diagnóstico, os problemas possíveis de serem resolvidos por meio da artroscopia são inúmeros. Remoção de fragmentos de osso ou de cartilagem soltos no interior da articulação, reconstrução ou reparo de ligamentos e tendões, limpeza de tecidos inflamados, limpeza de abscessos e pus (dentro ou fora da articulação), limpeza de artrose, fraturas da superfície articular óssea ou lesões de cartilagem, são alguns exemplos, dentre outros.

Não há dúvida quanto aos benefícios, riscos mínimos e segurança que a artroscopia permite, desde que realizada com a correta indicação e pelas mãos de equipe capacitada.

CONTATO

Facebook Linkedin